Contato
D
Alterações na Lei do Inquilinato estimulam acordos

As mudanças introduzidas na legislação do inquilinato pela Lei nº 12.112/2009, que entrou em vigor em 25 de janeiro de 2010, estão estimulando acordos entre locadores e locatários para evitar ações na justiça. “Essa legislação agilizou os trâmites nos fóruns, levando locatários que contavam com a morosidade da Justiça para se perpetuarem nos imóveis a buscar acordo com os donos de imóveis. Com isso, começou a haver queda no número de processos”, justifica Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP.
 
Em agosto de 2011 foram propostas 1.605 ações locatícias no Fórum da cidade de São Paulo, uma queda de 11,2% sobre os 1.807 casos de agosto de 2010. É o que indica o levantamento efetuado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no Fórum paulistano. Em comparação com julho deste ano (1.822 ocorrências), a redução foi de 11,9%.
 
De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a falta de pagamento continua sendo o principal motivo para ajuizamento da ação locatícia. Foram 1.243 ações por inadimplência, o equivalente a 77,4% do total de processos de agosto. Apesar disso, esse tipo de ação sofreu redução de 14,8% sobre o montante de ações de julho último (1.459).
 
As ações ordinárias, com 257 casos em agosto, foram 5,2% inferiores às ocorrências de julho. Já as renovatórias passaram de 83, no mês anterior, para 89 em agosto (variação de 7,2%) e as consignatórias registraram alta de 77,8%, de 9 para 16 ações.
 
De janeiro a agosto, o Fórum paulistano apurou 12.945 ações, o que representa um recuo de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Entenda o significado de cada ação:

 ◦Consignatória – movida quando há discordância de valores de aluguéis ou encargos, com opção do inquilino pelo depósito em juízo.
 ◦Falta de pagamento – motivada por inadimplência do inquilino.
 ◦Ordinária – relativa à retomada de imóvel para uso próprio, de seu ascendente ou descendente, reforma ou denúncia vazia.
 ◦Renovatória – para renovação compulsória de contratos comerciais com prazo de cinco anos.

Fonte: http://www.forumimobiliario.com.br/habitacao/alteracoes-na-lei-do-inquilinato-estimulam-acordos/



Comente usando seu Facebook

Notícias
Alterações na Lei do Inquilinato estimulam acordos    
Mercado Imobiliário em Montes Claros na Intertv    
Projeto permite moradia do Minha Casa, Minha Vida em rua sem asfalto    








Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Metrópole Imobiliária 2017. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | A EMPRESA | NOTÍCIAS E NOVIDADES | PESQUISAR IMÓVEIS | CONTATO
Rua Geraldina Sarmento Mourão, 77 - São Luiz
[email protected] (38) 3215-1111 - Whatsapp: (38) 99131-5597